sexta-feira, 19 de março de 2010

Como funcionam?

Revólveres: 

     Os primeiros revólveres usavam pólvora, balas e cápsulas. O atirador carregava cada uma das seis câmaras no cilindro com pólvora e um projétil e depois posicionava seis cápsulas explosivas nos bocais correspondentes. Embora o procedimento de carregamento fosse tedioso, um atirador poderia ter seis rodadas totalmente preparadas anteriormente.




     Na década de 1870, esses modelos foram substituídos por revólveres que usavam cartuchos de bala, em vez de pólvora e cápsulas. Os cartuchos são uma combinação de projétil (a bala), propulsor (por exemplo, pólvora) e estopim (a cápsula explosiva), todos dentro de uma cápsula metálica.

     Em um revólver moderno, os cartuchos são carregados em seis câmaras, cada uma podendo ser posicionada na frente do cano da arma. Um martelo carregado por mola é posicionado no outro lado do cilindro, alinhado com o cano. A idéia é armar o martelo para trás, alinhar um novo cartucho entre o martelo e o cano e, em seguida, liberar o martelo puxando o gatilho. A mola lança o martelo para frente, atingindo assim, o estopim . O estopim explode, inflamando o propulsor que expele a bala para fora do cano.
     O interior do cano é forrado com estrias espiraladas (cano raiado) que giram a bala para dar estabilidade. Um cano longo dá mais estabilidade, porque gira a bala por mais tempo. A extensão da bala aumenta também a velocidade da bala, pois a pressão do gás acelera a bala por um período de tempo maior.
     Nos primeiros revólveres, o atirador tinha que puxar o martelo para trás antes de cada tiro, e então puxar o gatilho para liberá-lo. Nos revólveres modernos, um simples puxão no gatilho força o martelo para trás e para frente.
Compartimentos do revólver:


A seqüência de eventos em cada disparo é muito simples, veja abaixo.

  • A alavanca do gatilho empurra o martelo para trás.
  • Ao se mover para trás, o martelo comprime a mola na coronha - o cabo (a figura acima mostra uma mola enrolada; molas de tensão desenroladas também são usadas em revólveres).
  • Ao mesmo tempo, uma lingueta ligada ao gatilho impulsiona a catraca para girar o cilindro. Isso posiciona a próxima câmara  na frente do cano da arma.
  • Outra lingüeta entra em uma pequena depressão no cilindro. Isso estaciona o cilindro em uma posição em que a bala fica perfeitamente alinhada com o cano.
  • Quando a alavanca do gatilho é pressionada totalmente para trás, libera o martelo.
  • A mola comprimida impulsiona o martelo para frente. O gatilho no martelo se estende através do corpo da arma atingindo o estopim. O estopim explode, inflamando o propulsor.
  • O propulsor queima, liberando um enorme volume de gás. A pressão do gás empurra a bala para fora do cano. A pressão do gás também provoca uma expansão no cartucho da bala, fechando temporariamente a culatra. Todo o gás em expansão empurra para a frente melhor do que para trás 
  • Para recarregar, o atirador pode colocar os cartuchos um a um nas câmaras ou carregar seis de uma só vez com um carregador rápido, um pequeno cabo de metal com cartuchos fixados na posição correta.
      Nos revólveres de dupla ação, o atirador pode também puxar o gatilho para armar e disparar ou empurrar o martelo para trás com antes. A vantagem de armar o martelo primeiro é que o gatilho se move mais facilmente quando é disparado.
     É mais fácil usar um revólver do que usar uma espingarda ou uma cápsula explosiva. O atirador pode carregar seis tiros de uma vez e só precisa puxar o gatilho para disparar. Mas os revólveres são muito limitados em relação às novas tecnologias: o atirador deve puxar o gatilho para cada disparo e parar para recarregar com regularidade. Em um campo de batalha, o revólver não é páreo para as modernas armas automáticas.
      A duração da popularidade dos revólveres ocorre pela simplicidade de seu desenho. Tudo se encaixa tão bem, que é muito raro as armas emperrarem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.